top of page

Entenda o que é coletor solar e como funciona


Coletores Solar

As soluções sustentáveis são as mais procuradas pelos consumidores, porque geram economia e causam menos impactos ao meio ambiente. Hoje, falamos muito em utilização do sol como fonte de energia térmica. Esta energia pode ser aproveitada para o aquecimento de água utilizada, por exemplo, no banho.

Nos sistemas termossolares, são usados coletores e um reservatório para armazenamento da água quente, que fica disponível para o uso. São diferentes dos coletores fotovoltaicos, utilizados para produção de energia elétrica, mas podem coexistir em um imóvel, cada um cumprindo sua função. Vale a pena conhecer mais sobre esse sistema sustentável. Entenda o que é o coletor solar e como ele funciona!

O que é coletor solar e como funciona?

Vamos responder à questão principal. O que é coletor solar? O coletor solar é um equipamento que capta a radiação solar para aquecer a água para utilização em um imóvel, seja ele uma casa, sobrado ou um prédio, até mesmo estabelecimentos comerciais ou indústrias. Um único coletor solar pode até ser suficiente para a necessidade de uma pequena casa, mas, na verdade, é necessário dimensionar um sistema de vários coletores instalados em conjunto, conforme a demanda de água quente, medida por alguns fatores como: quantidade de pessoas, número de banhos por dia, tempo de banho, vazão de água das duchas, por exemplo.

Existem diversos tipos de coletores termossolares. O mais utilizado na aplicação de água para banho é o chamado “coletor fechado plano”.

O coletor plano é composto por uma estrutura metálica, que em seu interior contém a tubulação, também metálica, por onde circula a água a ser aquecida. Chapas absorvedoras, chamadas de “aletas”, captam a radiação solar e transmitem o calor para a água passando pela tubulação. A estrutura é fechada por um vidro de alta resistência na sua parte superior, o que possibilita que os raios de sol incidam sobre a aleta.

A água é aquecida à medida que circula pelo conjunto de coletores. Esta circulação pode ser feita de forma natural ou forçada, com o uso de bombas. A opção por uma forma ou outra depende das condições de instalação do sistema. Em ambos os casos, a água quente é armazenada no reservatório térmico. Estes reservatórios costumam contar com um sistema auxiliar de aquecimento para os dias mais frios e/ou com baixa insolação. Esse sistema pode ser a gás ou elétrico. Dessa forma, a temperatura da água se mantém estável mesmo com a temperatura mais baixa do ambiente.

Outro tipo de coletor fechado utilizado é o chamado tubo a vácuo, que são menos suscetíveis ao congelamento em regiões frias. Existem alguns tipos específicos, no entanto no tipo mais usual a água circula através de tubos de vidro.

O aquecimento de piscinas

O que é coletor solar para piscinas? Ele é diferente?

Os mesmos coletores fechados planos utilizados para o aquecimento de água de banho podem ser utilizados no aquecimento de piscina. Porém, nestes casos é utilizado um dispositivo chamado trocador de calor indireto, para que a água da piscina não cause deterioração nas tubulações do coletor. Uma outra alternativa é a utilização dos chamados coletores abertos, feitos em polipropileno e específicos para o aquecimento de piscinas.

Em qualquer um destes casos, no sistema de aquecimento de piscinas não é comum utilizar reservatório.

Como instalar um sistema de aquecimento solar?

A instalação de sistemas termossolares deve ser sempre realizada por profissionais devidamente qualificados, de acordo com a NBR 155691.

Esta norma técnica da ABNT traz os requisitos de projeto para o sistema de aquecimento solar, considerando aspectos de concepção, dimensionamento, arranjo hidráulico, instalação e manutenção.

Detalhes como o nível de insolação local, a posição do imóvel e o entorno devem ser levadas em consideração no projeto de instalação. Certos elementos podem interferir na insolação, como muitas árvores e estruturas vizinhas que geram sombra sobre seu telhado. Quanto mais sombras, menos eficiente o sistema.

A orientação dos coletores para o Norte geográfico, sua inclinação e diversos outros pontos devem ser observados pelo profissional para que o sistema possa funcionar de forma eficiente.

Como escolher o melhor coletor solar?

Não basta saber o que é coletor solar e como funciona. Você também deve saber como escolher o melhor produto. Siga as dicas abaixo:

Confira a certificação do produto

Todo coletor solar vendido no Brasil deve estar certificado dentro do Programa de Avaliação da Conformidade de Equipamentos de Aquecimento Solar de Água (Portaria 352/2012 do Inmetro). Devem estar devidamente etiquetados com a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE).

Coletores não-certificados podem representar riscos para seu investimento e seu imóvel. Não deixe de exigir produtos devidamente certificados!

Eficiência

Coletores mais eficientes (de acordo com os dados da ENCE) podem viabilizar sistemas que aquecem a mesma quantidade de água com uma menor área coletora. Um fator fundamental no dimensionamento de um projeto, a produção energética e eficiência dos coletores deve ser sempre considerada ao comparar orçamentos na hora de adquirir o sistema.

Analise a marca

Outra dica é analisar a empresa que fabrica o coletor. Pesquise a reputação de pós-venda e qualidade dos produtos da empresa, a posse de certificações como NBR ISO 9001 (que define requisitos para o sistema de gestão de qualidade – SGQ) e NBR ISO 14001 (que define os requisitos para o sistema de gestão ambiental – SGA, ou seja, para uma gestão ambiental segura e eficaz).

A empresa instaladora

Não importa o quão bom seja um produto, se ele for mal aplicado não terá um bom desempenho. Por isso, também é muito importante checar que o instalador trabalhe corretamente, com profissionais capacitados para o serviço e que siga todas as normas de segurança para a instalação. Por ser instalado quase sempre no telhado, as exigências para trabalho em altura devem ser seguidas à risca. Recomenda-se sempre que a instalação seja realizada por uma empresa credenciada dos fabricantes.

Agora você já sabe o que é coletor solar, como funciona e como escolher. Aplique os conhecimentos na prática! Será que o seu imóvel poderia ter um sistema destes?

Para continuar a receber nossas dicas e outros conteúdos sobre sistemas sustentáveis, assine a nossa newsletter! É rápido e as notificações são enviadas direto para seu e-mail.

1: Esta Norma não é aplicável ao aquecimento de água de piscinas nem a sistemas de aquecimento solar em circuito indireto.


créditos: https://conteudos.rinnai.com.br/o-que-e-coletor-solar/

35 visualizações0 comentário
bottom of page